h1

Como se não bastasse…marmelada!

12/05/2009

 
spfc-sanmartinMais uma vez, desorganização, marmleada, como você quiser chamar. Uma semana se passou e finalmente foi dado o verdicto do embrólio envolvendo os times do México e seus respectivos rivais.

Um comunicado chegou hoje às mãos do São Paulo FC e do San Martin indicando que Chivas e San Luis estão definitivamente afastados da Libertadores. O motivo? Gripe suína, epidemia que vem se alastrando pelo país dos burritos e que têm preocupado os países do continente americano.

Bom senso à parte (e bem à parte), a Conmebol entrou na parada para tentar resolver para ambas as partes. De um lado, dois times que se recusaram a pisar em solo mexicano. Do outro, dois times que caçavam seus direitos a todo custo. Sendo assim, foi sugerido uma disputa de apenas 1 jogo para definir a classificação às quartas de final.

Recusado. Os times do México continuaram batendo o pé, afinal não poderiam dar essa vantagem ao adversário. São Paulo e San Martin ficaram apenas quietinhos, no canto, sem interferir, afinal, melhor pra eles, uma vez que a Conmebol já considerava os times desistentes fora da competição e estava automaticamente classificando-os para a próxima fase.

chivas-saoluisO difícil de entender, no entanto, é o porquê de outra atitude não ter sido tomada. Ao invés de dar de presente duas classificações embrulhadas com laço e fita para os dois times, por que não fizeram dois jogos em campo neutro, sem dar a vantagem a nenhum deles?

Ok, digamos que os beberrões ainda sim batessem o pé (parece até que consideram a gripe suína um simples resfriado) e fizessem como fizeram, desistindo da competição. POR QUE RAIOS AMBOS OS TIMES ADVERSÁRIOS FORAM CLASSIFICADOS?

A competição na sua segunda fase elege os dois melhores de cada grupo de 4 a disputar a terceira fase, a fase de mata-mata. Além de Chivas e San Luis, haviam outros times brigando pela vaga. Certo seria recolocar River Plate, terceiro lugar do grupo do San Martin, e Everton, terceiro lugar do grupo do São Paulo, no lugar dos times pula-fora. Justo e decente.

everton-riverIsso prova que a Conmebol não é diferente de outros órgãos regulamentadores do futebol, e como tal, é tão desorganizada quanto. Marmeladas e tapetadas pra todo lado, o futebol vai levando do jeito que pode. E são-paulinos e san-martinenses dormem felizes essa noite, sem sequer pisar em campo.

Anúncios

11 comentários

  1. Ah, esqueci de dizer: Por favor sãopaulinos, dêem seu parecer.


  2. Tinha é que desclassificar o São Paulo e o San Martin por se recusarem a jogar na casa do adversário. W.O. neles!

    Para manter o status quo, que entrassem River e Everton, o que não pode é não haver jogo. Absurdo! Mais uma vez o São Paulo se dá bem nos bastidores. Levou a vaga no grito. UUUUUUUUUUUUUUU!


  3. Acho total falta de informação e incoerência tanto o texto publicado e o comentário do carlinhos.
    Tanto o São Paulo quanto o San Martin não tem culpa da crise de saúde de proporções mundiais que está abatendo o México. Diante disso, se recusaram a jogar no país, e foi aberta a sugestão de que os Mexicanos escolhessem um local para seu mando de campo. Acontece que, por exemplo, a Bolívia recusou-se a receber o time mexicano para a partida contra o Tricolor.
    A Conmenbol foi a única errada na história quando sugeriu que os confrontos se decidissem em uma só partida. Mas a classificação automática dos times só se deu porque os times do México desistiram da competição.
    Entendo que não é culpa dos times essa crise e que deve ser triste sair de uma competição sem jogar. Mas não podemos culpar nem o São Paulo e nem o San Martin de não quererem ir para o México. A pergunta que eu deixo é: E se fosse você que tivesse que ir ao México, hein?


  4. Marmelada culposa ou não (alias ninguem aqui culpou time algum, apenas a Conmebol) havia formas razoaveis e justas de se decidir isso. Até em competição de biribinha, se o um dos finalistas não aparece para disputar o premio, escala-se o terceiro melhor pontuado.
    Não entendo como River e Everton não protestaram contra isso. Poderiam eles terem sido classificados às oitavas. Devem ter preferido evitar escândalo, porque isso dá dor de cabeça e advogado é caro.


  5. SPFC saiu no lucro por causa do panico em relacao a essa gripezinha. Muita tempestade por nada… E a diretoria do SPFC se aproveitou para mais uma vez tirar vantagem da situação. Pobres mexicanos. Deviam boicotar pra sempre a Libertadores.


  6. Não acho que eu fui incoerente, afinal a vida segue no México e não é porque vc sai do avião que já pega o vírus e cai morto. Para mim foram o SPFC e o San Martin os faltosos, e não os clubes mexicanos. Tem que marcar o jogo lá (ou em 2 campos neutros). Se o SPFC não aparecer, é W.O. e pronto.

    O SPFC espertamente se aproveitou da tibieza da Conmebol para não ir ao México, para mim a verdadeira conduta antiesportiva. A solução encontrada foi escandalosamente ruim.

    Imaginem se esses arrogantes do morumbi se dignariam a ter algum tipo de conduta honrada e de fair-play… JAMAIS isso vai acontecer. Se no Morumbi os gandulas jogam… imaginem o resto…


  7. Chorem, chorem… é o que lhes resta!
    Nós, seguiremos adiante na Libertadores.
    Rumo ao 6-4-3 em 2009.


  8. É isso aí, Guto! E vocês continuem jogando a bolinha minúscula que vem jogando, que não vai ter tapetão nem marmelada pra salvar o Muricy e seus caneleiros. SPFC rumo ao 0-0-0 em 2009!

    PS. O Maurício mandou um abraço! Saudações Tricolores! (as legítimas).


  9. Agora, a sério, seria interessante a diretoria do SPFC rever seus conceitos, pois anda angariando muits antipatias por aí, brigada com a federação paulista, Corinthians e Palmeiras unidos contra, agora a antipatia dos mexicanos e eu mesmo, um ex-simpatizante que cansou de ver o São Paulo querer levar tudo na marra, comportamento que se reflete no comportamento hostil da torcida no estádio.

    Um Abraço,


  10. A conmebol errou feio mesmo. Mas quer saber? Um título vencido com uma campanha assim, como foi a do SP no brasileiro do ano passado, contando com a escandalosa ajuda da arbitragem, não deve ter o mesmo sabor de um conquistado só com suor e luta.


  11. ih Rominho, sei não… sãopaulino sai às ruas com bandeira e tudo só por vencer par-ou-ímpar…



Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: