h1

De 1 a 11 ou mais?

29/01/2009

68c48_4

O Flamengo divulgou nesta quarta feira a numeração fixa de seus jogadores para a temporada 2009. Pelo terceiro ano seguido, o clube adota tal medida.

O FLANEWS sempre critica a diretoria rubro negra quando acha necessário. Mas, essa medida é digna de aplausos. O Rubro Negro é o único clube carioca que segue a linha, ja usada no futebol europeu desde o início da década de 90. Vasco, Fluminense e Botafogo seguem parados no tempo nesse sentido. Os jogadores entram em campo sempre com a numeração de 1 a 11, como convém aos mais antigos.

No futebol brasileiro: São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e Gremio usam numeração fixa. Já existem jogadores aqui, identificados com números não convencionais, como D’Alessandro, do Inter, que joga com a 15 e Souza, do Gremio, que usa a 21 desde o tempo de São Paulo FC, por exemplo.

No Flamengo, o mais identificado com um número é o bom baiano Obina, que desprezou a camisa 9 em troca de seu número da sorte, o 18. Zé Roberto usará a mítica camisa 10, Kleberson com a 15 e Ibson segue com a 7.

E você, leitor do FLANEWS, concorda que numeração fixa é melhor do que a tradicional numeração de 1 a 11? Dê sua opinião…

Anúncios

6 comentários

  1. Nao tem comparacao. Numeracao fixa é muito melhor. nao da mais pra imaginar o Obina com outro numero que nao seja o 18.

    Ainda bem que o flamengo continuou com isso.


  2. Numeração para mim é de 1 a 11 (como no Flu), se for pra ter numeração fixa, tem que escrever o nome do jogador nas costas.


  3. Todos os times deveriam adotar essa postura, é mais fácil você lembrar de cada jogador de seu time com a numeração fixa, o jogador fica marcado com o número, e até para o marketing do clube isso é bom, pois antes a maioria dos torcedores do Flamengo por exemplo ia a uma loja e pedia a camisa 10, por não saber, quem iria usar a 9 ou a 11 no próximo jogo, com a numeração fixa se você quer usar a camisa do kleberson por exemplo, sabe que é a número 15.
    NUMERAÇÃO FIXA É O QUE HÁ !!!!


  4. Concordo Rodrigo,

    O número fixo fideliza o jogador com a torcida. O Obina faz bem de seguir com a 18. O depto de marketing pode usar isso para vender produtos.

    E, pra ser mais claro, isso é já é antigo. Na década de 70, o grande craque holandês Johanm Cruyff, jogava na seleção e no Ajax com a camisa 14.

    Tem muitos outros exemplos…

    Ainda digo mais, a CBF deveria ter isso como obrigação, pelo menos nas competições organizadas por ela.


  5. Carlinhos,

    Para informação, tanto no Flamengo como nos prncipais times brasileiros que usam numeração fixa, o nome vai escrito nas costas sim.

    Não sei se sabem, mas a camisa 20 do São Paulo Fc tem nas costas o nome Ricky. *rs


  6. Numeração fixa facilita a identificação, é comercialmente favorável e pelo que parece, os (muitos deles) jogadores também já preferem.

    Aí Léo, é verdade esse lance do spfc? Hahahaha



Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: