h1

Campeonato Carioca 2009

24/01/2009

fferjComeça hoje o Campeonato Estadual de Futebol do Rio de Janeiro, entre nós: Campeonato Carioca. Algumas boas novidades, outras nem tanto. O torneio, disputado desde 1906, tem o seu valor. Uma das qualidades mais exaltadas na imprensa é a fórmula. São 2 grupos, que classificam os 2 melhores para um semifinal e depois final de cada turno. O primeiro turno é a Taça Guanabara e o segundo a Taça Rio. Os campeões dos 2 turnos decidem o Campeonato Carioca em 2 jogos.

Nesse ano, os 4 times grandes da capital voltam a jogar nos estádios pequenos do interior e da baixada. Medida certíssima depois da decisão estapafúrdia de 2008. Uma das graças do Campeonato Carioca é ver o Flu suar pra vencer o Friburguense, na serra, no Estadio Eduardo Guinle. É ver o Flamengo sofrer no calor de Bangú e o Botafogo pagar seus pecados em Bacaxá.

Teremos a estréia de um novo estádio, na Baixada, do novato Tigres. As informações dão conta de um clube de empresários, mas com estrutura de primeiro nível.

Entre os grandes, o Flamengo parece estar melhor. Manteve o time que foi quinto colocado no Brasileirão e bi campeão carioca no ano passado. Trouxe Zé Roberto da Alemanha na esperança de resolver seu “problema” de jogo exclusivo pelas laterais. A diretoria deposita suas esperanças no competente e inconstante Cuca, que fez o Botafogo chegar a 2 finais seguidas.

O Fluminense mudou 80% do time. Se enfraqueceu. Mas é bem verdade que as contratações foram interessantes e podem dar certo. Deve demorar um pouco a engrenar, mas é o favorito a rival do Mengão em 2009. Ahhh, tem a contratação do Thiago Neves… Mas, como a notícia vem das Laranjeiras, é melhor esperar o cara se apresentar pra gente comentar. O presidente Horcades não precisa pagar mais um mico.

O Botafogo. Heim… Reinaldo? Bom jogador no Fla e no São Paulo a anos atrás. Ninguem sabe como estava no Japão. Manteve o competente Ney Franco. No time, muitas caras novas. Difícil prever, mas não parece ter elenco pra rivalizar com a dupla FlaxFlu.

O Vasco da Gama tem outra prioridade em 2009. Rebaixado no Campeonato Brasileiro, o recém contratado Dorival Junior usará o Campeonato Carioca para montar a equipe para a disputa da Série B, a partir de maio. As “estrelas” atuais são Carlos Alberto e Léo Lima. Só isso já mostra a fraqueza do elenco e o rumo que o clube segue. Complicado. Se não se reforçar mais, vai suar sangue na série B.

Fique atento aqui no FLANEWS. Traremos as notícias e comentários do Campeonato Carioca, com textos de torcedores de todos os clubes, não só do Flamengo. Abaixo, a tabela dos jogos da primeira rodada.

picture-2

Anúncios

2 comentários

  1. O top dos estaduais brasileiros!


  2. Melhor? sacanagem, ne?
    Moro no Rio, torço pro Flamengo mas é indiscutivel que o paulistao é muito mais forte que o carioca.
    indiscutivel!



Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: