h1

Os cariocas em 2009

13/01/2009

 

Carioca 2009 – agora falando sério…

 

Semana passada postei uma crônica mais galhofeira, mas agora que os grupos foram formados, vamos analisar um pouco mais friamente o que nos aguarda.

 

Começo pelo Flu, que montou time novo, e ao que tudo indica, razoavelmente forte para o carioca – e para o brasileiro também. Analisando individualmente, o colocaria num G8 parelho, com chance de beliscar uma vaga na Libertadores. E com a diferença que agora temos técnico. Um grupo homogêneo, técnico e que precisa trabalhar para adquirir conujnto e funcionar como um time. Acho que esses jogadores podem dar liga. Tenho esperanças de uma vitória na Taça Rio para chegar com tudo na final do carioca. Na Taça GB estaremos pegando conjunto. Fred? Seria a contratação do ano no Brasil. Thiago Neves? Seria muitíssimo bem-vindo. Com esses 2 seríamos muito fortes. Apesar do boquirroto Horcades e seu grupo, O Alexandre Faria me surpreendeu positivamente (como era ruim o Branco…) e me parece claro que o Flu tem um padrão de organização interna que é a melhor do Rio. Sistematicamente montamos times competitivos. Antes que eu me esqueça, esse ano não vou admitir perder para o Botafogo. Temos que ganhar o carioca de qualquer jeito.

 

Na Gávea, parece tudo como dantes, mas só parece. O clube vai se agitando internamente por conta de mais uma disputa eleitoral. O Flamengo precisa rever urgente sua política de patrocínio e fornecedores. Só lhes dão dor de cabeça. O Cuca me parece um técnico melhor e mais capacitado do que o Caio, mas de alguma forma precisa ainda reverter a fama de pé-frio. Talvez o Flamengo seja o clube ideal para acabar com esse tabu, pois se existe um clube em que este tipo de coisa funciona, é lá. É o favorito para a Taça GB, pelo do conjunto de 3 temporadas, mas certamente ele irá mexer em posições e funções e só aí o Fla corre riscos. Time rodado e experiente, para mim é quem vai fazer a final do campeonato com o Fluminense. Vai dar trabalho na Copa do Brasil e no Brasileiro. Na Copa pode beliscar uma semifinal fácil. Zé Roberto? Xodó do Cuca, vai chegar para compor. Não tem essa criatividade toda para usar a 10…

 

O Vasco assinou sua sentença de morte ao trazer o esdrúxulo Carlos Alberto. Esse simples esforço pode jogar por terra todo o trabalho do Dorival (Aliás, este eu já ouvi se desculpando em entrevista no rádio. Já quer se livrar da culpa. Deve rodar rápido). O Dinamite já havia se livrado do problema animal e rapidamente traz um pior. Na melhor das hipóteses, CA será uma contratação que não vai fazer diferença, pois só o cotovelo dele joga. Na pior, pode arrastar o grupo para problemas e aporrinhações. O grupo do Vasco, na grandíssima parte é desconhecido para mim e, portanto, deve ser de nível ruim. Pode ser bom, mas isso aí eles vão ter que mosrar ao mundo. Ao que parece, os empresários estão “comprando” o Vasco, montando um esquema para administrar o clube que só me faz acreditar mais e mais que não existe comando por lá. Não acredito no Vasco para nenhuma competição no ano e penso ser muito difícil que voltem à primeira divisão com este time.

 

E o Botafogo, por incrível que pareça, é o pior dos 4, mesmo estando na 1ª Divisão. Por enquanto. É seríssimo canditado a cair este ano. Ficaram loucos. Se desfizeram de um grupo que já havia dado tudo pelo clube, mas que falhou na hora H. Sem o menor respaldo do clube ou da pouco atuante torcida, só foram expostos a situações vexatórias. O episódio da choradeira foi a maior vergonheira que eu vi um bando de adultos patrocinar. Mas, ao time: o Ney Franco pegou uma rabuda daquelas e vai ter que tirar leite de pedra com esse elenco de desconhecidos, pernas de pau e perebas. Ou o Reinaldo ficou louco ou o Dentista pegou todo o dinheiro do clube para pagar só a ele. O Botafogo neste momento não pode ser o desejo de consumo de nehum boleiro. O time é ruim demais e não recebe em dia. Perceberam onde isso vai dar? Depois não digam que eu não avisei. Horrível.

 

Carlos Clark é tricolor e colabora com a FLANEWS com notícias e impressões do futebol carioca.

