h1

Análise caso a caso – Brasileirão 2008

09/12/2008


A cada dia, falaremos da campanha em 2008 dos 20 participantes da Série A.

Ipatinga

Em maio, no início do campeonato, 9 entre 10 “especialistas” apontavam o Ipatinga como o “América de Natal, versão 2008”. O Clube da cidade do aço das Minas Gerais conseguiu a façanha no primeiro semestre de ser rebaixado no Campeonato Mineiro.  Com um time bastante modesto, em que se destacou o rápido atacante Adeílson, o clube passou quase o campeonato inteiro na zona de rebaixamento. De qualquer forma, e até se aproveitando do nivelamento técnico o time seguiu brigando até o fim, com chances de se salvar até a ante-penúltima rodada. flu-ipatinga1

Voltará para a Série B em 2009 e precisará se organizar melhor se pretende lutar pelo acesso no próximo ano. Importante ser lembrado o pífio apoio dos torcedores. O Ipatingão foi um estádio praticamente neutro durante todo o campeonato.

Portuguesa

lusa-2Uma pena o rebaixamento do simpático clube da colônia lusitana paulista. Uma falha na montagem do elenco, que acabou priorizando jogadores de meio e ataque fez a Portuguesa sofrer com defensores medianos. A equipe sofria muitos gols. O atacante Diogo foi vendido em julho e fez falta. Outro grande erro da direção foi a demissão do técnico Vagner Benazzi e sua substituição pelo ultrapassado churrasqueiro Valdir Espinosa.

Na reta final, já sob o comando de Estevam Soares e com os reforços de Athirson (!!!!) e Felipe Gabriel e a revelação Edno jogando muito, o time chegou a fazer bons jogos, inclusive quando perdeu para o campeão São Paulo no Canindé nos últimos minutos, num jogo em que merecia no mínimo o empate. A se destacar também o bom campeonato do atacante Jonas, camisa 9 da Lusa.lusa-1

Vai para a Série B em 2009, mas diferente do Ipatinga, não precisará reformular tudo. O time tem uma base interessante. Se acertar no planejamento e fizer as contratações corretas terá boas chances de brigar pelo acesso no ano que vem.

E você leitor, acompanhou alguns jogos de Ipatinga e Portuguesa? Que jogadores desses times você gostaria de ver no seu time em 2009?

Anúncios

4 comentários

  1. Athirson foi dose pra mamute. Mas bem que podia o Atlético-PR ter caído no lugar da lusa.


  2. Putz..entrar aqui e ver o escudo do sao paulo é dose viu…


  3. boa ideia essa de analisar tambem outros times…e essa parada do “cabeçalho/out-door”, desmistifica um pouco dessa guerra que se criou entre as torcidas.

    zoações e afins, fazem parte…briga n..!

    querem parceria com http://blogflamenguista.wordpress.com/ ??

    SRN


  4. Bruno,

    Eu gostaria muito que a homenagem fosse pro meu time, mas alguns fatores impediram isso. Ficamos mais uma vez batendo palmas para o Muricy e o competente São Paulo.

    Conforme idealizado quando criamos o FLANEWS, faremos homenagens no cabeçalho para qualquer campeão brasileiro ou de títulos relevantes… E já adianto, talvez tenhamos surpresa essa semana para lembrar da “queda” do nosso co irmão. Aguarde!



Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: