h1

Espaço Phill

03/11/2008

Campeonato de ping-pong (ou “Porque o Flamengo não sabe ganhar”)

Eu não queria comentar sobre Flamengo, nem com flameguista e nem com sem-noção (como eu chamo quem não é flamenguista). Mas a coluna da semana precisa sair e alguma coisa precisa ser dita sobre um time que aposta mais na sorte do que na competência.

E é por essas e outras que não consigo replicar quando vem sãopaulino dizer um sarcático “Iééé”. Enquanto o Flamengo vai nos ombros de São Judas Tadeu, os outros times jogam a valer. Jogam pra vencer. Não entram pensando “Vai ser legal se a gente vencer”.

Engraçado é que o Fla tem um hábito estranho de vencer (ou golear) quando é aniversário do lateral, 100 jogos completos do goleiro, nascimento da filha do roupeiro, etc. Ali eles entram com garra. Claro, “Vamos dar um presente pra ele, ele merece”.

Goleada de 5 a 0. Jogo impecável. Obina eleito presidente. Gol até de argentino. Tudo é festa, o time é incrível, está trabalhando no caminho certo. Dois jogos seguidos e o time caiu de produção. Caiu de produção? Reta final de campeonato, ninguém machucado, e nenhum campeonato paralelo. Como pode um time cair de produção?

Se olhar pra cima e ver a porcada, perceberemos que não só eles estão levando o Brasileiro, como a Sulamericana furreca ao mesmo tempo. E olha onde estão. E fica a pergunta, você acha que o Luxa teria coragem de ignorar um fracasso e ficar se gabando de pelo menos ser o melhor time do estado? Isso ganha campeonato?

Imagine o Vasco: – “Estamos sendo rebaixados, mas pelo menos temos o uniforme mais limpo do campeonato”. Imagine se Renight falasse isso. É pra revoltar qualquer torcida.

Mas também não é mérito total do São Paulo estar onde está. Quem já jogou ping-pong sabe que é facílimo vencer uma disputa só nos erros do adversário. O time pó-de-arroz foi catapultado pra liderança porque os times de cima não souberam fazer sua parte. Claro, Muricy e seus bandboys têm vencido, mas não estariam onde estão se Flamengo e companhia não fossem tão incompetentes.

Tá tudo bagunçado. Jaílton tem seu nome ovacionado, o time goleia sem Fábio Luciano e Juan, só empata com os dois, treina com jogador fora de forma que sequer é do time e abre as pernas pra timecos oriundos de segunda divisão.

É dar ponto demais pro adversário. Errar cortadas fáceis e abandonar a raquete. Esse ping-pong praticamente devolveu ao São Paulo a chance de reivindicar a taça do penta.

É hora de acordar, fazer as famosas concentrações no Ninho do Urubu que Papai Joel fazia. Uma semana dentro do CT, só pensando no jogo. Digo porque jogador não é demitido, tem contrato assinado. E se fosse eu dando vexame, já tava no olho da rua faz tempo.

EFORN! (Esperança, figas e otimismo rubro-negro)

 

Anúncios

11 comentários

  1. O Flamengo precisa é de um choque de ordem. Vcs tiveram 14 anos (78-92) de uma geração espetacular, que passava por cima de eventuais falhas da diretoria. A cobertura da mídia era menos espalhafatosa. A bagunça que impera lá há 15 anos não permite que qualquer planejamento profissional seja feito. Mentalmente, não dá para comparar os clubes de SP com os do Rio. Eu já disse, quem perder ponto em casa agora tá morto. Fla e Grêmio acabaram de dar adeus ao título.


  2. ja disse num texto mais abaixo… pro ano que vem, tragam o muricy. vamos acabar com o oba oba, com jogador decidindo quando é a folga, essas coisas.

    nao suporto as entrevistas do caio jr. tudo é desculpa. cansaço, sol, lua, juiz, conjuncao astral….

    fora caio Jr!


  3. Pra ser técnico do flamengo o cara tem que ser cascudaço. Chamem o Caio Jr. de novo daqui a quinze anos. Esse cara, com aqueles oculozinhos ainda vai acabar nas laranjeiras rapidinho… (Nãooooo!!!! Por favor!!!!)… assim como acredito no Renato Gaúcho na gávea, um casamento que ainda vai dar o que falar – muito o que falar. Não vai faltar é matéria no jornal.

    No dia em que o Flamengo for gerido como o SP, f**@#%$udeu pra concorrência. Até lá, nós tricolores vamos torcendo para que a bagunça continue, até porque é muito mais divertido.


  4. Concordo plenamente!!! O time entra em campo… e se a sorte permitir um gol, lindo, dois, perfeito, três, me falta adjetivo. Não vejo há muito a tal raça rubro-negra a não ser na torcida, que um dia se cansará de torcer pelo time… por toda ilusão, toda máscara um dia cai, mais cedo ou mais tarde. E fica a lição mais uma vez do São Paulo Futebol Clube… chega porque é profissional.


  5. Acredito que nessa reta final , todo mundo se apoiou no que foi o ano passado , que ganhariamos todas no Maracana , e se tivessemos bons resultados fora chegariamos la , mas dessa vez o Maracana e nossa torcida não esta assustando ninguem


  6. engraçado como a choradeira impera em qualquer time…
    “Praticamente colocou o São Paulo na liderança”?

    Do que valem as cortadas pra fora se quem tem o saque também põe a bolinha pra fora?

    Vocês ganharam 2 pontos em 21 possíveis…o Tricolor ganhou 29 em 42 possíveis…isso que praticamente colocou o São Paulo na liderança…os tropeços só facilitaram as coisas…


  7. detalhe desta conta:

    Flamengo: 7 jogos – 2 empates – 5 derrotas (até então era o líder)
    São Paulo: 14 jogos – 1 derrota – 5 empates – 8 VITÓRIAS (por isso é o líder)


  8. muito bom fazer conta num bom momento do seu time… mas que conste: contagem total de ambos os times:

    Flamengo: 16 vitorias / 9 empates / 8 derrotas
    São Paulo: 17 vitorias / 11 empates / 5 derrotas

    …não me parece uma diferença tão grande…. por isso repito, nessa gangorra do G-4, SP só é lider por causa da incompetência alheia. Como seria tambem o Flamengo, se ganhassem os ultimos pontos e os incompetentes fossem os outros.

    quer pegar momentos distintos na tabela pra enaltecer seu time? o flamengo foi lider por 10 rodadas… infelizmente não tem mais rodada suficiente pro são paulo desse ano bater esse recorde…


  9. querido Phill…meus números ainda colocam o Tricolor na ponta…basta fazer a conta.
    E alfinetadas a parte, todos sabemos que o importante é ser líder na última rodada..parece que não teremos rodadas suficientes para que o flamengo seja este time…

    abraços!


  10. Diego, é difícil pra nós rubro negros assumir isso, mas vc ta certo… Pra quem não lembra, após a derrota para o Gremio no primeiro jogo do segundo turno, NENHUM sao paulino acreditava na possivel disputa pelo titulo… Muitos achavam improvável inclusive a Sulamericana…
    Num campeonato equilibrado, de perde e ganha como esse, olha o que deu…
    E exatamente na reta final, o Muricy conseguiu acertar o time e ja é possivel dizer que joga como potencial campeao…


  11. me nego a admitir que ele está certo! humpf!

    hahaha =]



Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: