h1

A mística do uniforme

28/10/2008

Vendo o jogo do último sábado, voltei a uma teoria minha: se o Fluminense tivesse jogado a final da Libertadores de branco, teríamos sido campeões. Eu sei que todo clube tem fases de uniformes, e eu me acostumei a ver o meu time ser campeão sempre de branco, na década de 80. Na Copa do Brasil, não pôde ser de outra forma, então, no mínimo por coerência (estabelecida por mim, é claro), deveríamos sempre vestir a (camisa) branca em decisões.

O uniforme branco sempre foi o meu favorito, embora ache lindo o tricolor (que tenho usado mais ultimamente – a adidas anda acertando). Mas, mais que isso, acredito na mística deste uniforme. Com ele somos mais vencedores. Os adversários respeitam mais,  Ficamos maiores em campo, corremos mais, não sei… Como no sábado, dia de quebrar tabu. Tinha que ser com a branca.

Diferentemente do Flamengo que só usa a rubro-negra, o Flu varia muito mais o uso dos uniformes, criando espaço até para o hediondo uniforme todo grená. Talvez por isso seja ainda mais difícil escolher uma camisa oficial de decisões. No momento jogamos basicamente com a tricolor e os outros são secundários. INJUSTIÇA! Sem falar que desprezamos todo o potencial de vitórias da camisa laranja, um desperdício.

O meu uniforme branco clássico é o da Le Coq Sportif, usado no começo de 1981. Sensacionalmente sóbrio e classudo. Só o escudo e o número (verde), o resto era todo branco com duas listrinhas na lateral do calção. Mas, com este não ganhamos nem turno… coisas do futebol.

E vocês, acreditam na mística do uniforme? Têm preferências? Acham que as cores decidem no campo? Aguardo os comentários.

Carlos Clark é carioca, fanático pelo Fluminense e quer que o espírito do Telê baixe nos tricolores na hora da decisão. Colabora com o FLANEWS com notícias tricolores deste e do outro mundo.

Anúncios

18 comentários

  1. 1 – Concordo que o mais bonito dos uniformes do flu é o branco.

    2 – Até hoje nao entendi porque abandonaram a bela camisa laranja. (sempre adorei a camisa da holanda)

    3 – A camisa grená é feia!

    4 – Eu gostaria que o fla tivesse uma terceira camisa … mass diferente daquela merda que lembra a camisa do remo que a nike fez esse ano.


  2. Eu explico a camisa Laranja: O conselho deliberativo do Flu, achou que a tal caisa iria contra as tradições do clube. Uma imbecilidade sem tamanho, pois o Manchester United – clube absurdamente mais tradicional que o Flu – fez há poucos anos uma camisa DOURADA, que deve ter vendido horrores. A camisa laranja foi case de marketing no ano em que foi lançada e essas múmias tradicionas do Flu perderam mais uma fonte de renda e a chance de criar uma nova tradição. JUMENTOS!


  3. Já a camisa grená, realmente não é a melhor, mas com calções e meias da mesma cor, ficou um conjunto ainda pior. O Flu precisava de um calção escuro mas até agora não acertou.
    Já o Flamengo poderia usar mais a branca nº2, parecida com a do SP que é bem interessante. De resto, todas as tentativas urubulinas de fazer um 3º uniforme foram verdadeiras bombas, com destaque para aquela camisa azul-amarela-arco-íris-preto-vermelho da umbro. MEDONHA!

    De resto, minha admiração pelos uniformes do Barcelona, Inter de Milão, Ajax, Arsenal, Menchester United, Peñarol, Boca Juniors e da seleção italiana.


  4. 1- Não concordo com o Tricolor Carlinhos.
    A camisa laranja, na minha opinião é feia, mesmo eu adorando o uniforme holandes.
    Ela cumpriu perfeitamente o seu papepl como objeto de mkt e vendeu muito, mas, na minha opinião, é só isso mesmo.
    2 – O segundo uniforme do Flamengo não é dos mais bonitos, mas dá para o gasto, contra ele, O FATO DE SER “IRMÃO”


  5. Cont.
    O FATO DE SER “IRMÃO” do uniforme dos bambis paulistas.
    3 – Ninguém, nunca acertou no terceiro uniforme do Mais Querido, Todas as tentativas foram em vão e muito infelizes.
    4 – O flamengo tem que se vestir sempre com a camisa rubro-negra, calcões brancos!
    5 – podem falar do longínquo título mundial e da Libertadores com o uniforme branco, mas como vimos, contra o Liverpool, aquele time ganhava até se estivesse NÚ!


  6. O que vcs acham da camisa verde limao do palmeiras?

    E da roxa do corinthians?

    Acho linda a camisa do boca jrs.


  7. A camisa do Boca é a segunda mais bonita do mundo.
    O uniforme limão do palmeiras é o mais bonito que eles tem, eu n gosto de uniforme verde.
    A camisa roxa, se fosse do SP, iam falar que era coisa de viad…. rs


  8. Na arquibancada, no sábado, parecia que o Fluminense estava jogando contra o time da comlurb e seus coletes fosforecentes, eheh… se bem que de perto o uniforme do Palmeiras é legal. Também faço restrições à camisas todas verdes para futebol.

    A roxa do corinthians me lembra o uniforme da Fiorentina, que acho bem legal. valeu a tentativa mas com calções pretos ficou una bella bosta.

    Caro Ricardo: daltonismos à parte, camisa laranja é LINDA! LINDA! Fácil uma das mais bonitas do Brasil. A camisa 2 do fla é mais bonita que a do SP porque não tem a listra branca dividindo. E acho ela e o uniforme 2 de 81 mais bonitas que a rubro-negra. (agora vou levar porrada de tudo quanto é lado).


  9. a camisa branca do Flu é mística! derrubamos o palmeiras no fim de semana passada com a branca.
    a tricolor é bonita, mas dá um azar do cacete!
    quero CAMISA BRANCA!!! ATÉ O FIM DA VIDAAAAAAAAA ahahah


  10. esqueci de falar da camisa laranja. achei a iniciativa muito legal. times galáticos sempre tem uma camisa comemorativa e especial. nas excursões pela europa utilizaremos a laranjinha.
    agora regionalmente, QUERO A BRANCAAAAAAAAAAA


  11. Eu gosto da idéia de camisas diferentes… a do palmeiras verde limao é legal mas a do corinthians roxa teve problema na televisao. (fica azul)

    O atlético mineiro jogou alguns jogos esse ano com uma camisa comemorativa do centenário, toda preta… muito bonita!

    Sobre o Fla, a única camisa diferente que gostei até hoje foi a “papagaio vintém” de 95, ano do centenário. Era feita pela UMBRO e remetia ao remo, que foi o esporte que originou o CR Flamengo.

    No ano seguinte, a umbro inventou aquela camisa azul colorida, que era horrível!!!


  12. leo, a camisa era horivel pq a excursao do seu time era feita pela tia augusta e ia até miami/orlando no maximo. lá turista usa muita cor… por isso que foi assim
    ahahahaha


  13. Os times europeus tem camisas diferenciadas, que sao adotadas ano a ano, como SEGUNDO uniforme, e não o terceiro, como dizem aqui.

    Recentemente o Barcelona teve segundo uniforme amarelo limao e no ano seguinte laranja.

    A Inter de Milao jogou a temporada passada com o segundo uniforme branco com uma enorme cruz vermelha… era linda a camisa… feita pela nike. Era comemorativa, inspirada no brasao da familia fundadora de milao…


  14. Carlinhos, a de 81 do flamengo é mais bonita que a atual.
    A laranja do tricolor, para mim não é bonita, por uma questão de conceito. Laranja? Pq?


  15. Laranja por causa das Laranjeiras!!!! Olha o conceito de marketing aí!!!! rsrsrsrsrs

    Mas o tricolor é um time mais tradicional que o Milan, Real Madrid, Manchester, Barcelona, não pode ter um uniforme de outra cor e por isso temos que aturar o uniforme todo grená.

    Na verdade poderia ser qualquer cor, desde que fosse bonita. caralho, essa da inter com a cruz vermelha tava foda. Adoro os uniformes da reebok para seleção inglesa… mas nada barra em finais a branca do Flu, nada! BRAAAAAANCCCAAAAA!!!!!!!


  16. Com um conceito de mkt desses….. rs


  17. Surtaram…

    O atual uniforme 2 (expressão ruim essa, em inglês o “away” é mais preciso, e mesmo em espanhol é “exterior”) do Fla é muito bonito, combina inclusive com o calção preto, combinação em geral horrível. Aliás o Fla tinha que ter um uniforme ‘escuro’, ou seja, camisa e calção escuros. Uma alternativa interessante foi a camisa ‘invertida’ que usamos no estadual de 2006 (http://paginas.terra.com.br/esporte/mantosagrado/Camisas/RN%202005%20101%20G.jpg) com o calção preto ou até mesmo vermelho.
    O Fla tinha que ter uma camisa azul e amarela, cores de sua fundação e muito cariocas, ou um papagaio vintem interessante. Detesto a camisa “irmã” do SPFC, se bem que esta (http://paginas.terra.com.br/esporte/mantosagrado/Camisas/BR%202005%20103%20G.jpg) é até bonita.

    Quanto ao Flu: Nos anos 70/80 era raro eles usarem a tricolor, usavam em geral a branca, assim como o SPFC. Acho a tricolor de difícil visualização além de ter tido péssimos designs da Adidas. Agora então considerada azarada tende a voltar pro limbo…


  18. Assim, vocês tricolores sabem que o bairro de Laranjeiras só viu laranjas na feira, que jamais houve laranjais por lá, certo? O nome vem do propietário das terras, que foram desmembradas no fim do século XIX para dar origem ao bairro, um comerciante português chamado Laranjeiras…



Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: