h1

GRE-NAL

25/09/2008

 

O Gre-Nal é talvez, a maior paixão do povo gaúcho. Nada mais motiva, nada mais mexe com as questões mais profundas da alma do Rio Grande do Sul que o encontro dos dois maiores clubes do estado.

Desde 1909, quando se enfrentaram pela primeira vez, o jogo se tornou um marco para as duas torcidas. Aonde quer que existam um gremista e um colorado, dia de Gre-Nal é sagrado. Não importam os compromissos particulares, profissionais ou familiares, todas as atenções serão sempre voltadas para a partida de futebol.

 

GRENAIS MARCANTES PARA OS COLORADOS

O Internacional sempre venceu em jogos decisivos ou cercados de circunstâncias especiais. Foi assim na inauguração da nova bandeira do Grêmio (7 a 3) e na inauguração do Olímpico (6 a 2). No aniversário de 200 anos de Porto Alegre, o colorado também se saiu vitorioso. Somente em 2004, o Internacional venceu o Grêmio no dia do seu aniversário (2 a 1 pelo Gauchão dia 4 de abril), e no aniversário do rival (2 a 0 pela Copa Sul-Americana no dia 15 de setembro), feito homenageado pelos torcedores com um irônico e bem-humorado “Parabéns pra você”. E, é claro, acabou sendo colorado o milésimo gol em Gre-Nais. Foi também o Inter o primeiro (e até o momento, único), time a superar a barreira dos 500 gols no clássico com um gol de Almir em 1999.

 

GRENAIS MARCANTES PARA OS GREMISTAS

Acredito que para os gremistas os Gre-nais que mais marcaram a historia foram os dois primeiros clássicos da história com vitórias marcantes, o primeiro foi pelo placar de  10 x 0 para o Grêmio e segundo foi 6 x 0. Outro Gre-nal marcante ocorreu no ano de 1935, conta a lenda que para o Inter bastava o empate para então ser campeão da cidade de POA, o jogo estava empatado até os 35 min do segundo tempo, então quando a torcida do Inter já comemorava o título o Grêmio fez o primeiro gol e aos 40 min sacramentou a vitória, reza a lenda que neste jogo Eurico Lara goleiro do Grêmio na época morreu em campo após defender um pênalti. Outro Gre-nal marcante aconteceu em 1977, após 8 titulos estaduais consecutivos do Inter o Grêmio montou um time que mesclava veteranos com jovens e quebrou a serie invicta do Inter.

ESTATÍSTICAS DO GRE-NAL

Jogos: 372

 Vitórias do Internacional: 137

Vitórias do Grêmio: 118

Empates: 117

Gols do Internacional: 528

Gols do Grêmio: 495

Logo chegamos a conclusão que o Inter é muito superior ao co-irmão, como mostram os números acima.

O GRE-NAL de domingo.

Conversando com gremistas e colorados não dá para chegar a uma conclusão de quem é o favorito para este Gre-Nal (porque será?). Mas em minha opinião, existem dois motivos que me levam a crer que o COLORADO sairá vitorioso deste confronto: 1° – O Grêmio entra em campo pressionado pelo Palmeiras que está a apenas um ponto e poderá acabara rodada com 2 atrás, caso o Palmeiras vença o Náutico (nada fora do normal), 2°  – Este é o derradeiro jogo para o Inter, ou vence o Gre-Nal ou as esperanças de disputar a Libertadores no ano do centenário ficarão bastante distantes.

Evandro Feltrin é gaúcho e colorado de alma. Escreve no Flanews a convite da administração e “tenta” ser imparcial na sua análise do grande clássico do Rio Grande.

Anúncios

11 comentários

  1. Legal o texto.
    Eu achava o que Gremio tinha mais vitorias que o Inter.
    Mas discordo ai do Evandro. Vai dar empate de novo.


  2. Aqui entre nós temos um torcedor de cada time, mas todo mundo sabe qual a importância de um grenal… apesar de longe da gente, esse jogo faz barulho que a gente ouve daqui!

    Galera do Flanews, acaba de nascer um lugar pra desabafar, o blog Revelia. Pra colocar pra fora aquele stress nosso de cada dia! Um papo bacana e anônimo, pra ninguém perder o emprego haha… Veja, e se gostar, espalhe!!! abração!!


  3. Só acho que nesse ano, a palavra que falta ao Inter é PERSONALIDADE… já o gremio usou disso um pouco, e parece que se perdeu novamente… Favorito? Nem sei se há…


  4. JOGUINHO 0X0 – RECORDE DE NÚMERO DE FALTAS EM UM JOGO DO BRASILEIRÃO.


  5. Vou tentar acompanhar esse GRE-NAL.

    Acho possível que o Inter sinta o desgaste do jogo de hoje pela Sulamericana, por outro lado, é inegável que o Grêmio desce a ladeira desde o início do segundo turno.

    Acredito em empate… Mas se tivesse que apostar em um dos times, jogaria minhas fichas no Inter, apesar de ser um elenco de galáticos que não convence ninguém.

    De qualquer forma, é um belo motivo pra parar em frente à Tv no domingo.


  6. |
    Vai ser um jogão, com muitos gols.
    O Colorado ganha por 3 a 2.
    |


  7. De fato o jogo promete. Acompanhando lá no bolão em que participo a pesada rivalidade dos gaúchos, estou curioso, vamos ver no que dá.

    Só mais uma coisinha… “imparcial”? Hahaha. Tentou, né?


  8. Parabéns, Evandro pelo que li em seu depoimento sobre os GREnais, mas me parece que ainda esta faltando alguns GREnais que deixaste de fora, como o do Ronaldinho no Dunga, ou o GREnal Farroupilha e tantos outros. Mas de qualquer modo esta muito bom. um Abraço japa.


  9. Odeio Gremio, Inter, essas merdas ai do sul. Mas espero que o Inter ganhe do Gremio para que possamos de vez encostar no Lider e irmos rumo ao Hexa !!

    Vamos Flamengo !!

    Abraços para todos ai do Blog.

    http://www.eusouflamengo.com
    http://www.eusouflamengo.com


  10. Parabéns Evandro, o texto está muito bom. Com objetividade e números mostrates a superioridade do Inter sobre o co-irmão, só faltou citar o número de campeonatos regionais, que obviamente o do Inter é maior. Abs


  11. Parabéns pelo seu blog!
    Muito Legal, Adorei…

    Visita também o meu site:
    http://www.torcidaflamengo.com.br
    Se quiser, deixe um elogio.

    Abraços e Sucesso!



Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: